31 de março de 2010

O Coelho da Páscoa e a Paixão de Cristo

- Papai, o que é Páscoa?
- Ora, Páscoa é...... bem...... é uma festa religiosa!
- Igual Natal?
- É parecido. Só que no Natal comemora-se o nascimento de Jesus, e na Páscoa, se não me engano, comemora-se a sua ressurreição.
- Ressurreição?
- É, ressurreição. Marta, vem cá!
- Sim?
- Explica pra esse garoto o que é ressurreição pra eu poder ler o meu jornal.
- Bom, meu filho, ressurreição é tornar a viver após ter morrido. Foi o que aconteceu com Jesus, três dias depois de ter sido crucificado. Ele ressuscitou e subiu aos céus. Entendeu?
- Mais ou menos ........ Mamãe, Jesus era um coelho?
- Que é isso menino? Não me fale uma bobagem dessas! Coelho! Jesus Cristo é o Papai do Céu! Nem parece que esse menino foi batizado! Jorge, esse menino não pode crescer desse jeito, sem ir numa missa pelo menos aos domingos. Até parece que não lhe demos uma educação cristã! Já pensou se ele solta uma besteira dessas na escola? Deus me perdoe! Amanhã mesmo vou matricular esse moleque no catecismo!
- Mamãe, mas o Papai do Céu não é Deus?
- É filho, Jesus e Deus são a mesma coisa. Você vai estudar isso no catecismo. É a Trindade. Deus é Pai, Filho e Espírito Santo.
- O Espírito Santo também é Deus?
- É sim.
- E Minas Gerais?
- Sacrilégio!!!
- É por isso que a Ilha da Trindade fica perto do Espírito Santo?
- Não é o Estado do Espírito Santo que compõe a Trindade, meu filho, é o Espírito Santo de Deus. É um negócio meio complicado, nem a mamãe entende direito. Mas se você perguntar no catecismo a, professora explica tudinho!
- Bom, se Jesus não é um coelho, quem é o coelho da Páscoa?
- Eu sei lá! É uma tradição. É igual a Papai Noel, só que ao invés de presente ele traz ovinhos.
- Coelho bota ovo?
- Chega! Deixa eu ir fazer o almoço que eu ganho mais!
- Papai, não era melhor que fosse galinha da Páscoa?
- Era, era melhor, ou então urubu.
- Papai, Jesus nasceu no dia 25 de dezembro, né? Que dia que ele morreu?
- Isso eu sei: na sexta-feira santa.
- Que dia e que mês?
- ??????? Sabe que eu nunca pensei nisso? Eu só aprendi que ele morreu na sexta-feira santa e ressuscitou três dias depois, no sábado de aleluia.
- Um dia depois.
- Não, três dias.
- Então morreu na quarta-feira.
- Não, morreu na sexta-feira santa ....... ou terá sido na quarta-feira de cinzas? Ah, garoto, vê se não me confunde! Morreu na sexta mesmo e ressuscitou no sábado, três dias depois! Como? Pergunte à sua professora de catecismo!
- Papai, por que amarraram um monte de bonecos de pano lá na rua?
- É que hoje é sábado de aleluia, e o pessoal vai fazer a malhação do Judas. Judas foi o apóstolo que traiu Jesus.
- O Judas traiu Jesus no sábado?
- Claro que não! Se ele morreu na sexta!!!
- Então por que eles não malham o Judas no dia certo?
- É, boa pergunta. Filho, atende o telefone pro papai. Se for um tal de Rogério diz que eu saí.
- Alô, quem fala?
- Rogério Coelho Pascoal. Seu pai está?
- Não, foi comprar ovo de Páscoa. Ligue mais tarde, tchau.
- Papai, qual era o sobrenome de Jesus?
- Cristo. Jesus Cristo.
- Só?
- Que eu saiba sim, por quê?
- Não sei não, mas tenho um palpite de que o nome dele era Jesus Cristo Coelho. Só assim esse negócio de coelho da Páscoa faz sentido, não acha?
- Coitada!
- Coitada de quem?
- Da sua professora de catecismo 



http://zamorim.com/textos/coelhodapascoa.html 

30 de março de 2010

Nunca deixe de Sonhar.

Às vezes é preciso sonhar...
Possa eu ficar desolado, mas não quero deixar de sonhar...
O sonho traz desilusão, é verdade, mas os momentos mais importantes e maravilhosos das nossas vidas por eles são construídos!
Viver um sonho é uma experiência única que traz humildade e sempre tem uma lição que faz valer nossas vidas!
Podemos viver momentos de extrema tristeza, em que encontramos nossa fé abalada, e nessas situações o sonho sempre nos é confortável...
O sonho nos ajuda a perceber pessoasque são de uma importância inestimável.
Talvez alguma não te ache tão importante, isso pode ser muito difícil...
Porém a angústia é convertida em felicidade quando descobrimos que entre aquelas pessoas existe ao menos uma que veio para abençoar nossas vidas, seja com uma palavra amiga, um abraço, ou mesmo um sorriso...
Essa pessoa prefiro chamar de ANJO...
Lembre-se que os maiores poetas são sonhadores em depressão!
Talvez esse seja o propósito de viver:
Nascemos para sonhar, sonhamos para encontrar ANJOS, e ANJOS nos trazem inspiração!
Nunca deixe de Sonhar!!!!
Luiz Alberto Barboza de Castro

25 de março de 2010

Abençoado Francisco Cândido Xavier



Para os poucos amigos espíritas que frequentam meu blog, deixo um interessante comunicado: Dia 2 de Abril será lançado o filme que conta a história deste homem que ajudou várias pessoas através de suas mensagens de força, esperança, entre milhares de outras. Interpetrado em duas fases da vida. A primeira fase pelo ator Angelo Antônio, e a segunda pelo ator Nelson Xavier (conscidentemente com sobrenome Xavier).
Enfim, para cada um, uma mensagem de acordo com suas necessidades do momento. Mensagens de esperança e mensagens dadas diretamente por entes queridos que já haviam deixado a carne e viviam no outro plano de existência: Espiritual. Mensagens que fizeram a cabeça de muitas pessoas que sabia que Chico não tinha tempo, muito menos um porque, de enganá-los com tais mensagens que falavam de coisas pessoais para cada um, coisas que um 'estranho' não teria como saber. E disso Chico não cobrava nada, apesar dos grandes, e valiosíssimos, presentes que ganhava e não usufruia de nada, ao contrário, educadamente doava para entidades de caridade, etc. Enfim, eu acredito na mediunidade (por ser uma, de forma, as vezes, diferentes de Chico. Pois a mediunidade se manifesta de infinitas formas) e na capacidade de Chico.
Venho avisar que no mesmo dia de estréia do filme "As vidas de Chico Xavier", também é comemorado o centenário do mesmo.
Então... PARABÉNS Chico Xavier. Que sua humildade, força e bondade desperte o coração de muitas pessoas que ainda se sentem endurecidas com a vida terrestre.
Obrigada pelas palavras que ajudaram muitas cabeças e corações, e obrigada por deixar seus registros em livros para que possamos nos consolar, e consolar a um próximo.

Abaixo deixo algumas das mensagens de Chico mais conhecidas na internet:

23 de março de 2010

Vamos nos vacinar?

Para quem me conhece, sabe bem que meu tempo é curto. Assistir Tv é algo raro, por isso reclamo, ou elogio, certas coisas que vejo na Tv. Até mesmo porque depois de um dia cansativo, quando chego em casa, procuro fazer alguns afazeres domésticos em pendência (quando o corpo ainda permite) e me programo pro dia seguinte, e em seguida vou correndo pra cama dormir senão não tem corpo e nem alma que resista.
Então, entrando no propósito do 'post', assisti na Tv estes dias falando sobre a vacinação gratuita contra a gripe 'A', ou H1N1, percebi que enquadro no perfil dos que possuem esse direito, por ser diabética. Que bom. Se é de graça, corro pra obter o que é meu por direito, rs.
Hoje corri até o  Posto de Saúde que tem aqui perto, no horário do almoço. Foi tranquilo. Mostrei minha carteira, alguns receituários que provam que tenho a tal diabetes e... Vacinada! Não doeu nada. E também se doece, a dor, com certeza, é menor que a dor que sentiria se pegasse a tal gripe. Remédios, mal-estares, 'isolamento', mal-humor, cansaço, fraqueza.... por vários dias. Prefiro a dor da vacina que no máximo dura 1 dia. Mas graças à Deus não doeu nada.

Na verdade nem precisava tanta pressa pra me vacinar, pois a partir do dia 05 de abril começará ser feita a vacinação para a população que tem entre 20 e 29 anos.

Abaixo, deixo um banner da campanha especificando quem tem direito as vacinas e as datas que estarão disponíveis.
Não sei se as datas conscidem em todo o Território Brasileiro. Acredito que sim, mas não custa nada averigar em um Posto de Saúde mais próximo.
Para maiores informações visite o site: Portal Saúde
Beijos grande, se cuidem.
Fiquem com Deus.

22 de março de 2010

Solidariedade.

     Ontem tive a deliciosa oportunidade de assistir no SBT o programa Domingo Legal, apresentado por Celso Portiolli. O quadro que mexeu comigo se chama 'Construíndo um sonho'.
A ajuda era pra uma família em que uma das integrantes da casa, que tem 15 anos de idade, está em tratamento de câncer no GRAAC  lutando contra essa doença por, se não me engano, uns 3 anos.
     3 anos perdidos, sem aproveitar a infância, sem poder ir pra escola. Sem poder ir para a\própria casa devido às más condições em que mora. Sua casa é feita de palafitas, trapiches... construída em cima de alagamentos (tipo favela da Maré: "Alagados, Trenchtown, Favela da Maré / A esperança não vem do mar/ Nem das antenas de TV / A arte de viver da fé / Só não se sabe fé em quê." - Paralamas do Sucesso).
     Sem condições alguma dela voltar para casa, principalmente pelo sistema imunológico dela ser super fragilizado. Não tem como voltar a morar 'em cima' de esgoto, onde ratos entram e saem da casa quando querem, inclusive a mãe da menina mostrou um buraco na lateral da poltrona, feita por um camundongo, num entra e sai de vários deles ali. Mas... fazer o que? A família não tem pra onde ir.
     Enquanto a família continua morando lá, a filha permanece hospedada em um cômodo para crianças que não podem voltar pra casa devido a condições inapropriadas.
     Bem... Uma das mães que frequentava a Graac sensibilizou-se com a história dessa família. Esta mãe tinha um filho de 4 anos em tratamento, e que após saber da história da menina pediu para que a mãe fizesse algo por eles, mas, infelizmente o menininho não resistiu ao tratamento... E a mãe empenhada em realizar o pedido do filho, comprou um terreno para essa família e deu para eles,  e irão, juntamente com o programa do Domingo Legal (que sorteou a carta da família) começar a construir um novo lar para eles.
     Foi muito emocionante!
     Não me contive e comecei a chorar junto com os participantes do programa. Muito emocionante mesmo! 
     Foi lindo. E no próximo domingo terá a continuação e finalização dessa história. Pretendo não perder o programa.
     É uma lição de vida, solidariedade e amor ao próximo. Muita gente com grana deveria ter esse sentimento dentro de si e tentar amenizar as dores de muitas pessoas, trazendo um pouco de felicidade, de alguma forma.
     Essa mãe que comprou o terreno pra família não pode tirar a dor do câncer, nem comprar uma casa ideal pra eles, mas fez uma parte dessa felicidade e, além de se doar de coração, doou uma parte da sua grana, que com certeza receberá em dobro, de formas variáveis. Mas... isso é o que menos importa. O importante é que ela fez o que tinha que ser feito. E com certeza já está se sentindo rica como Ser-HUMANO, de verdade.
     Ela é um ser que Faz a diferença pra valer. Aplausos pra ela.

     Quem se interessar em visitar sites de câncer, pra saber como ajudar, e saber um pouco mais sobre esse problema que aflinge muitas pessoas, clique em:

Beijos em todos.
Fiquem com Deus SEMPRE!

18 de março de 2010

Repudio à novela, mas aplaudo-a por um único motivo.


Um tempo atrás eu havia pensado em aproveitar esse espaço virtual, meu, para criticar a novela das oito da rede Globo: Viver a Vida. Porque, dá licença, mas ela é um chute no saco. Textos sem conteúdo produtivo. Mostra um lado besta da burguesia carioca. Pessoas sem personalidade, papos banais, isso quando não ficam olhando pra cara um do outro com ar de “E agora, o que é que eu falo?”. Só tem vagabundos, não fazem nada da vida, vivem de pernas pro ar. Já os poucos que trabalham, na verdade, não trabalham. Vão pro trabalho pra conversar ou pensar na vida. Não produzem nada.
Os verdadeiros burgueses sabem bem que não é tão moleza assim. Manoel Carlos está acabando com a reputação deles. Me dá nojinho ver a novela. Até mesmo a cena da atriz Aline Moraes, a Luciana, é um saco. Porque reclama da vida difícil de ser cadeirante, mesmo tendo a vida mais fácil por ter babá o tempo todo ao lado, ajudante pra descer e subir escadas, academia de fisioterapia em casa, médicos que vão ao encontro dela e todo o aparato pra facilitar a vida. E ela ainda reclama! Queria ver se fosse cadeirante de uma das favelas cariocas. Que tem que depender da boa ação dos vizinhos pra descer o morro que é todo de escadarias íngrimes. A casa tamanho mion, praticamente único cômodo. Banheiro sem estrutura nenhuma. Filhos, pais ou companheiros que passam maior parte do tempo na rua trabalhando e chegam em casa tarde da noite e saem no dia seguinte pra trabalhar bem cedo. Ou seja, ninguém pra ajudar dentro de casa, tem que se virar sozinho. Enfim, esse lado, realmente difícil, eles não mostram. Mas vou deixar de lado minhas infinitas críticas à novela e subir um pouco a moral dela, rs. Bruscamente contraditória.
Nesta semana tive a oportunidade de perceber que essa novela tem feito algum efeito em algumas cabeças, principalmente em alguns cadeirantes, que outrora ficavam escondidas dentro de casa por vergonha, por medo das dificuldades, das críticas e das rejeições, e piadinhas infâmes, ou por qualquer outro motivo, agora estão saindo de suas tocas e mostrando mais a cara com muito mais coragem (Parabéns!Me orgulho de todos.). Estão até se produzindo pra ir à rua, tem que ver. Hoje mesmo vi 3 cadeirantes jovens e lindas, produzidas, andando com suas cadeiras de roda com desenvoltura pela praça Saens Pena, na Tijuca. Estão mais otimistas e com muito mais confiança. Sabem que agora serão mais respeitadas pelas pessoas e sabem de seus direitos na rua. E com certeza, todas estavam na expectativa de encontrarem um ‘Miguel’. Rs. E querem saber? É isso aí, o amor é para todos! Adorei o que vi! Pra alguma coisa essa novela está servindo. Tudo bem que é somente para uma restrita população, mas está. Mesmo não servindo muita coisa pros cadeirantes de classe baixa,que passam pelas reais dificuldades da vida, e vão ‘vivendo a vida’, de verdade.


Obs.: Querendo saber mais sobre a vida de um cadeirante e os problemas reais de uma grande maioria brasileira que passa pela mesma dificuldade, visite o site: Cotidiano de um cadeirante nas favelas.

15 de março de 2010

O Fim dos Tempos?

     Ontem, no fim da tarde de domingo, nós, cariocas, fomos surpreendidos por um forte temporal. Daqueles seguidos de incessantes raios e trovões. Como não se via a 2 décadas. Pelo ao menos eu não via.
     Um pouco mais de 2 meses, o Haiti, país mais pobre das Américas, mais precisamente na cidade de Porto Príncipe, foi devastado por um terremoto de 7.0 graus de magnitude, assim como o Chile, que foi atingido por um terremoto de 8.8 graus na escala Richter, além de tsunamis que devastaram cidades. E não foi apenas 01 terremoto, eles ainda continuam abalando Chile. Além de terem abalado outros Países ao redor, incluíndo o Brasil. São milhões de pessoas sem terem para onde correr, sem terem para onde fugir.
     No Estado de Nova Guiné e Eureka, norte da Califórnia, também sofreram com fortes terremotos este ano.
     Será o fim do Mundo se aproximando de verdade?
     2012. Estariam certas as previsões dos Maias?
     Os raios que caíram na noite de ontem com a forte chuva, certamente abalaram as estruturas da Terra. E continuam abalando cada vez que caem. A Terra com certeza não está tão firme como antes.

     Não tenho medo da morte. Acredito numa vida melhor após o desencarne. Isso me tranquiliza. Tenho medo da vida, de viver na miséria, sem abrigo, sem comida, sem ter onde me refugiar. Sem poder fazer quase nada pra mudar a situação de desespero meu, dos meus entes e das pessoas ao meu redor. Pois, por mais que nos esforcemos para mudar algo, é Deus quem permitirá que nossos esforços prevaleçam, ou não.
     Quando uma tragédia nos acolhe, de quase nada adianta ser rico. Nos tornamos iguais nas desgraças. Não adianta morar numa casa ou apartamento super estruturado. Terremoto é igual pra rico e pra pobre: Vai desmoronar igual barraco em favela.
     Carro do ano, magnífico Hilux da Toyota, ou uma Brasilia caindo aos pedaços. Vai submergir em uma enchente de forma igual.
     Casarão na Costa de Angra dos Reis, ou um barraco na costa de um dos morros, em uma das favelas cariocas, ou não. Quando acontece deslizamento de terra, o desabamento é igual pra todos.
     Casa de praia, de frente pro mar. Seja na praia de Geribá ou na comunidade de pescadores em Campos dos Goytacazes? Tsuname vem de devasta por igual.
     Nestas horas todo o dinheiro vira lama, vira pó. Para Deus somos todos iguais. Quando chega a hora de 'partir'... nada compra suas diárias 'a mais' aqui na Terra. Quando tem que acontecer, acontece.
     É o destino de cada chegando ao fim. Ou uma nova chance é dada para um novo recomeço interior. Revendo conceitos, atitudes. Abrindo mão de conceitos ultrapassados e modistas. Aprendendo a ser humildes e Simples. Cuidar de nós com carinho, com amor, com respeito. Reconhecer o que de errado tem feito esse tempo todo consigo e mudar. Se redimir, se regenerar e perdoar os erros cometidos com você. Se renovar. Ajudar a quem precisa. Doar-se mais. Aprender e ensinar sem querer nada em troca. Acreditar na própria capacidade de evoluir e de ser um pessoa melhor. Fazer a diferença no Mundo.
     Abandonar vícios é um dos principais passos a ser dado para poder se renovar como Ser-Humano.
   
     Eu, aos poucos, estou aprendendo a me renovar. Desde sempre não me deixo levar pelos vícios mundanos: Não bebo, não fumo, não uso drogas ilícitas.
     Infelizmente ainda como carne. Mas graças à Deus meu organismo vem rejeitando aos poucos esse vício que só faz mal. Além da sensação de estar comendo uma pessoa do meu convívio. Já sei viver sem carne, mas infelizmentre ainda me pego comendo. Mas já estou à caminho do vegan.
     Tatuagens? Não aceito ser marcada como um boi, ou vaca, é marcado com ferro em brasa. Não sou presa a um rebanho. Nem propriedade de um fazendeiro que dá ordens e te dá bons tratos pra depois te matar e vender sua carne e couro.
     Meu corpo é livre de vícios, é livre pra eu ser quem eu quiser e quando eu quiser. Não nasci pra ser rotulada. Minhas marcas são as da vida.

     Para quem é ligado ao Espiritismo, por Allan Kardec, ou simplesmente admira, acredita, e respeita esta religião, vale à pena ler alguns livros que explicam bem sobre todos os assuntos citados à cima. Principalmente 'Gênese', que diz de forma clara e objetiva, e espírita, sobre o fim dos tempos.

     Boa Tarde.
   

13 de março de 2010

IURD - Igreja Universal do Reino de Deus.

Tenho muitos amigos evangélicos, e adoro, admiro e respeito à todos. assim como respeito a religião de cada um.
Continuo respeitando, mas não posso deixar de comentar o que presenciei em questão de 5 minutos, esta semana, ao passar na frente de uma das mil e uma filiais da Igreja Universal. Minha sorte é que estava dentro do ônibus, então a tortura durou pouco, porém a dor de cabeça me rendeu a noite toda.
O que era aquele pastor aos berros dentro da igreja? E  pior, que voz horrível!! Voz endiabrada do sujeito, não consegui entender nada do que ele dizia de tão rápido que falava, e tão macabra que era o tom da voz dele, parecia voz de demônia de filme, sabe como é? Nossa, eu vi várias paradas na entrada da igreja que chegou a me dar fraqueza no corpo, eu vi pessoas entrando, e... "pessoas" entrando também. Quem me conhece sabe que tipo de "pessoas" estou me referindo. Pessoas que quase ninguém vê, saca? Pessoas pareciam zumbis entrando ali. Horrível! E quanto mais o pastor gritava, mais meu mal estar aumentava, náuseas e fraqueza no corpo, bocejo incessante e dor de cabeça que começou a dar, e olha que é raro eu ter dor de cabeça, lembro da última vez que tive quando era criança ainda. Pra ter noção!.
Não sei se todas as filiais proporcionariam isso em mim, mas, sinceramente, não sei se teria coragem de entrar em uma, medo de me sentir mal outra vez. E só passei mal porque estava do lado de fora, imagina se estivesse lá dentro? Iria desmaiar, e com certeza o pastor iria se aproveitar da cena e dizer que eu tava com o diabo no corpo, por isso  não aguentei e desmaiei, ahuahuahuaha. Não custa nada, né?
Aff...
O grito não leva a nada, só confunde e causa pertubação mental. E atrai pertubadores espirituais pro nosso lado, que sentem afinidade com ambientes pertubadores. Pode ver que toda casa em desarmonia sempre tem brigas, e todas as brigas são geradas por gritos de insultos e afins.
Pode ter certeza que falar calmo, mansinho e com clareza faz muito mais efeito. Traz a Paz para o ambiente e  atrai muitos mais fiéis.

12 de março de 2010

A mandinga.

Porque as pessoas tem mania de falar alto?
Elas sabem que falam alto e vem com a desculpa de que "sou surdo(a)". Sim, que seja. Quem é surdo é você e não eu. Policie-se e fale mais baixo. Se você me perguntar algo, deixe que eu responda alto para você escutar. Mas também, né... você tem que estar prestando atenção no que digo, senão não adiantará eu falar alto porque você não escutará. Quem é atencioso consegue ouvir o baixo e o meio termo.
Plena segunda- feira, cansada de trabalhar, cheia de sono, pegar ônibus lotado e abafado, com criança no colo dormindo, cheia de bolsas, com fome, querendo banho, e ainda ter que ir a viagem toda, de 1 hora, escutando fofoca de emprego dos outros, aos berros: Ninguém merece! E pior, duas mulheres falando das implicâncias que ocorrem no trabalho delas (pelo papo que ouvi, me deu quase certeza de que elas são faxineiras de hospital) e, uma delas disse que sempre faz uma "trabalho" pra adoçar a chefia: "pega um pote de vidro limpo com álcool, escreve num papel o nome da pessoa completo e coloca dentro do pote de vidro, em cima do papel joga mel, depois faz isso e aquilo, e depois enterra no quintal o tal do pote, aí faz uma oração, pede pra oxum, ogum e afins. E pra finalizar acende um incenso defumador em cima da 'cova'. A pessoa fica mansinha, um amor, passa a te amar profundamente!"
A mulher deu garantia de que faz efeito, pois ela fez 'trabalhinho' pra chefe e que depois disso ela se tornou um amor com ela, e que antigamente era doida pra demití-la, mas como ela não pode perder esse emprego por nada no mundo, fez uma mandiga pra segurar o emprego e assim passou a ser a preferida da chefe. Disse que é importante coloca mel, porque tem que adocicar a fera, e tem que fazer uma boa oração, bem bonita, porque ela deseja o bem da chefe, pois sabe que se desejar o mal, o mal voltará.
Rs........!!!
Eu mereço.

11 de março de 2010

O tempo anda tão corrido, são tantas coisas para se fazer, que não estou conseguindo arrumar tempo pra colocar meus pensamentos e idéias aqui.
Trabalho, Filho, marido, tarefas domésticas (Fazer comida da janta e do almmoço do dia seguinte, roupa pra lavar e passar, limpeza geral da casa, incluindo armários de cozinha, organização de papeladas, fazer compras, separar alimentos de armário, geladeira, separar postas de carne moída de 1/2kg em 1/2 kg, picar o frango pra congelar, domingos organizando bolsa minha e mochila do filhote com a merenda dele, preparando a comida pra levar no dia seguinte. Enfim, indo dormir quase 1:20 da madrugada todos os dias. Vida de casada é um porre! Você sai da "mordomia" da casa dos pais pra virar empregada doméstica do marido e filho. Ninguém merece!).
Então é isso. Preciso me organizar melhor com o tempo pra colocar meus pensamentos manuscritos em dia. E não tem pouca coisa não.

Abalos emocionais também entram no meio de tantas coisas destes dias.
Amigos que somem sem deixar vestígios, amigos que estão ali mas não respondem aos seus chamados. Amigos que terminam com todo um sonho em um piscar de olhos. E enfrentam novos sonhos, com cara e coragem, mas esquecem de nos comunicar e quando se vê falta pouco tempo pra se despedir no meio de tantas coisas pra se fazer durante a semana. E por mais que desejamos sua felicidade e realização lá pra onde vai, uma tristeza bate no peito por saber que você "nunca mais" verá aquela pessoa. Que só fotos e ligações não serão suficientes pra matar a saudade e sentir a a alegria que a pessoa te transmite pessoalmente. Porque a máxima de que estou longe fisicamente porém perto de pensamento, é muito bonito, mas não é verdade, não tem vida.
Enfm, tô tonta com tantas informações ao mesmo tempo, em pouco tempo.
Em recesso por uns dias.
Beijos!

9 de março de 2010

O que e uma disfunção da articulação temporomandibular (ATM)?

O que é ATM?
 
D-ATM, ou disfunção da articulação temporomandibular, é uma alteração da articulação que liga o maxilar à mandíbula que pode, por exemplo, não estar funcionando adequadamente. Essa articulação é uma das mais complexas do corpo humano, responsável por mover a mandíbula para frente, para trás e para os lados. Qualquer problema que impeça a função ou o adequado funcionamento deste complexo sistema de músculos, de ligamentos, de discos e de ossos é chamado de D-ATM. Geralmente, a D-ATM dá a sensação ao indivíduo acometido de que sua mandíbula está saltando para fora, fazendo um estalo e até travando por um instante. A causa exata desta disfunção, em geral, é impossível de ser identificada.


Quais os sintomas da D-ATM?

Disfunções de ATM apresentam muitos sinais e sintomas. É difícil saber com certeza se você tem D-ATM, porque um destes sintomas ou todos eles podem também estar presentes em outros problemas. Seu dentista poderá ajudá-lo a fazer um diagnóstico preciso, através de uma história médica e dentária completa, um exame clínico e de radiografias adequadas.
Alguns dos sintomas mais comuns de D-ATM são:
  • Dores de cabeça (freqüentemente parecidas com enxaquecas), dores de ouvido, dor e pressão atrás dos olhos;
  • Um “clique” ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca;
  • Dor ao bocejar, ao abrir muito a boca ou ao mastigar;
  • Mandíbulas que “ficam presas”, travam ou saem do lugar;
  • Flacidez dos músculos da mandíbula;
  • Uma brusca mudança no modo em que os dentes superiores e inferiores se encaixam.
Como tratar a D-ATM?
 
Embora não exista uma cura para a D-ATM, existem diversos tratamentos que você pode seguir para diminuir consideravelmente os sintomas. Seu dentista pode recomendar um ou mais dos seguintes tratamentos:
  • Tentar eliminar a dor e o espasmo muscular através da aplicação de calor úmido ou através de medicamentos como relaxante muscular, aspirina ou outros analgésicos comuns, ou ainda antiinflamatórios;
  • Reduzir os efeitos prejudiciais de travamento ou rangido, por meio de um aparelho, algumas vezes chamado de placa de mordida ou “splint”. Este aparelho, feito sob medida para sua boca, se encaixa nos dentes superiores e ao deslizar sobre os dentes inferiores impede estes dentes inferiores de ranger contra os dentes superiores;
  • Aprender técnicas de relaxamento para ajudar a controlar a tensão muscular na mandíbula. Seu dentista pode sugerir que você procure condicionamento e aconselhamento para ajudar a evitar o estresse;
  • Quando partes da mandíbula são afetadas e os tratamentos não surtiram efeito, uma cirurgia na articulação pode ser recomendada.

créditos: http://www.colgateprofissional.com.br/pacientes/topico/Problemas-Comuns


    8 de março de 2010

    Emergências dentárias: O que você deve fazer?

    Dor de Dente
    • Faça bochechos vigorosos com água morna.
    • Use fio dental para remover quaisquer alimentos presos entre os dentes. Se houver inchaço, coloque uma compressa fria no lado de fora da bochecha. Não utilize nada quente ou coloque medicamentos no dente ou gengiva dolorida.
    • Vá ao dentista o mais rápido possível.
    Objetos presos entre os dentes
    • Tente remover o objeto com fio dental. Guie o fio dental cuidadosamente para evitar machucar a gengiva.
    • Se você não puder remover o objeto, procure um dentista.
    • No intente quitar el objeto con un instrumento afilado o puntiagudo.
    Perda de dentes
    Dentes de Leite. Leve a criança e o dente imediatamente a um dentista.
    • Coloque o dente em um recipiente com leite, água salgada ou com saliva da criança.
    • Se estes não estiverem disponíveis, use água.
    Se você não puder ir a um dentista imediatamente,
    • Enxágüe levemente o dente em água morna. Não toque na raiz.
    • Para dente de leite: Não tente colocar um dente de leite de volta na cavidade. Coloque em leite frio ou em água e leve-o com você quando for ao dentista.
    • Para dente permanente: Com cuidado, insira o dente novamente de volta em seu lugar.
    • Vá ao seu dentista, se possível, nos próximos 30 minutos.
    Quebra de dentes
    • Suavemente retire a sujeira ou os fragmentos de dentes da área ferida e limpe com água morna.
    • Coloque compressa fria na face, no local do dente ferido, para minimizar o inchaço.
    • Procure imediatamente um dentista.
    • Aplique pressão diretamente na área da hemorragia utilizando um pano limpo.
    Mordida na língua ou na bochecha
    • Aplique pressão diretamente na área da hemorragia utilizando um pano limpo.
    • Se houver inchaço, aplique compressas frias.
    • Se o sangramento continuar, procure um pronto socorro.
    créditos: http://www.colgateprofissional.com.br/pacientes/topico/Problemas-Comuns

      7 de março de 2010

      O que é Tártaro?

      O que é o tártaro?

      Tártaro, as vezes também chamado de cálculo, é a placa bacteriana ou biofilme dental que endurece na superfície dos dentes. O tártaro também pode se formar sob a gengiva e irritar os tecidos gengivais. Além disso, o tártaro dá à placa bacteriana um espaço maior e propício para o seu crescimento, o que pode levar a problemas mais sérios como as cáries e a gengivite.
      O tártaro não só prejudica a saúde dos seus dentes e gengivas, mas também é um problema estético. Substância porosa, o tártaro absorve as manchas com mais facilidade. Assim, para aquelas pessoas que fumam ou tomam chá ou café, é ainda mais importante que evitem a formação do tártaro.


      Como saber se tenho tártaro?
       
      Ao contrário da placa bacteriana que é uma película incolor, o tártaro é uma formação mineral facilmente visível, se estiver acima do nível da gengiva. O sinal mais comum é uma cor marrom ou amarela nos dentes na região da margem gengival. Só o dentista pode diagnosticar e remover o tártaro.


      Como evitar a formação do tártaro? 

      Somente a escovação correta, especialmente se feita com a ajuda de um creme dental antitártaro e o uso do fio dental podem reduzir a formação da placa bacteriana e do tártaro. Depois de formado, só o dentista pode retirar o tártaro dos dentes. O processo de retirada do tártaro, feita com instrumentos especiais, é conhecido como "raspagem".

       

      6 de março de 2010

      O que é boca seca?

      Como saber se tenho boca seca?

      Todos temos a boca seca de vez em quando. Mas, quando esta sensação persiste, você pode estar com um problema na produção de saliva. Os sintomas de boca seca incluem:
      • Sensação de secura e pegajosidade em sua boca;
      • Dificuldade de deglutição;
      • Sensação de queimação em sua língua;
      • Sensação de secura em sua garganta;
      • Lábios rachados;
      • Paladar reduzido ou um gosto metálico em sua boca;
      • Feridas na boca;
      • Mau hálito freqüente;
      • Dificuldade de mastigar/falar.

      Como tratar a boca seca?

      A única maneira definitiva de curar a boca seca é tratando sua causa. Se o seu problema é resultado de medicação, seu médico poderá mudar sua prescrição ou dosagem. Se suas glândulas salivares não funcionam normalmente, mas ainda produzem alguma saliva, seu médico poderá lhe dar um medicamento que ajude as glândulas a funcionarem melhor.
      Se a causa de sua boca estar seca não puder ser eliminada você poderá restaurar a umidade de sua boca de diversas maneiras. Seu dentista pode recomendar hidratantes bucais, como substitutos de saliva. Enxagües com soluções bucais especialmente formuladas para diminuir a secura também podem aliviar o problema. Você também pode:
      • Beber água ou bebidas sem açúcar com freqüência;
      • Evitar bebidas com cafeína, como café, chá ou alguns refrigerantes, que também podem causar a secura da boca;
      • Mascar gomas sem açúcar ou chupar balas duras sem açúcar para estimular o fluxo de saliva (se houver alguma glândula salivar funcionando);
      • Não utilizar tabaco ou álcool, que ressecam a boca;
      • Estar ciente de que alimentos condimentados ou salgados podem causar dor em uma boca seca;
      • Utilizar um hidratante bucal no quarto, durante a noite.
      créditos: http://www.colgateprofissional.com.br/pacientes/topico/Problemas-Comuns

        5 de março de 2010

        O que e uma disfunção da articulação temporomandibular (ATM)?

        O que é ATM?
         
        D-ATM, ou disfunção da articulação temporomandibular, é uma alteração da articulação que liga o maxilar à mandíbula que pode, por exemplo, não estar funcionando adequadamente. Essa articulação é uma das mais complexas do corpo humano, responsável por mover a mandíbula para frente, para trás e para os lados. Qualquer problema que impeça a função ou o adequado funcionamento deste complexo sistema de músculos, de ligamentos, de discos e de ossos é chamado de D-ATM. Geralmente, a D-ATM dá a sensação ao indivíduo acometido de que sua mandíbula está saltando para fora, fazendo um estalo e até travando por um instante. A causa exata desta disfunção, em geral, é impossível de ser identificada.


        Quais os sintomas da D-ATM?

        Disfunções de ATM apresentam muitos sinais e sintomas. É difícil saber com certeza se você tem D-ATM, porque um destes sintomas ou todos eles podem também estar presentes em outros problemas. Seu dentista poderá ajudá-lo a fazer um diagnóstico preciso, através de uma história médica e dentária completa, um exame clínico e de radiografias adequadas.
        Alguns dos sintomas mais comuns de D-ATM são:
        • Dores de cabeça (freqüentemente parecidas com enxaquecas), dores de ouvido, dor e pressão atrás dos olhos;
        • Um “clique” ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca;
        • Dor ao bocejar, ao abrir muito a boca ou ao mastigar;
        • Mandíbulas que “ficam presas”, travam ou saem do lugar;
        • Flacidez dos músculos da mandíbula;
        • Uma brusca mudança no modo em que os dentes superiores e inferiores se encaixam.

        Como tratar a D-ATM?
         
        Embora não exista uma cura para a D-ATM, existem diversos tratamentos que você pode seguir para diminuir consideravelmente os sintomas. Seu dentista pode recomendar um ou mais dos seguintes tratamentos:
        • Tentar eliminar a dor e o espasmo muscular através da aplicação de calor úmido ou através de medicamentos como relaxante muscular, aspirina ou outros analgésicos comuns, ou ainda antiinflamatórios;
        • Reduzir os efeitos prejudiciais de travamento ou rangido, por meio de um aparelho, algumas vezes chamado de placa de mordida ou “splint”. Este aparelho, feito sob medida para sua boca, se encaixa nos dentes superiores e ao deslizar sobre os dentes inferiores impede estes dentes inferiores de ranger contra os dentes superiores;
        • Aprender técnicas de relaxamento para ajudar a controlar a tensão muscular na mandíbula. Seu dentista pode sugerir que você procure condicionamento e aconselhamento para ajudar a evitar o estresse;
        • Quando partes da mandíbula são afetadas e os tratamentos não surtiram efeito, uma cirurgia na articulação pode ser recomendada.
        créditos: http://www.colgateprofissional.com.br/pacientes/topico/Problemas-Comuns

          4 de março de 2010

          O que é hipersensibilidade dentinária?

          A hipersensibilidade dentinária acontece quando a raiz do dente fica exposta. Uma vez que a raiz é exposta, a camada protetora pode ser facilmente removida, resultando em túbulos dentinários abertos. A dor é causada pelo movimento de fluido nestes túbulos que chegam até as terminações nervosas do dente. Calor, frio, ar e pressão podem causar essa rápida movimentação de fluido nos túbulos, gerando a sensação de dor.
          Ignorar os dentes sensíveis, além de lhe privar de um simples sorvete, pode levar a outros problemas bucais. A dor causada pela hipersensibilidade dentinária pode fazer com que você não escove seus dentes adequadamente, aumentando o risco de cárie dentária e doenças gengivais.





          Como saber se tenho hipersensibilidade dentinária?

          Se você sentir uma dor aguda e de curta duração após a ingestão de alimentos e bebidas quentes ou frias, seus dentes podem estar sensíveis. Mas você não é o único a sentir isso. Este é um problema que afeta um em cada quatro adultos, às vezes de forma não permanente.





          Como tratar a hipersensibilidade dentinária

          Em primeiro lugar, visite seu dentista para o correto diagnóstico de seu problema bucal. Pergunte a ele quais os produtos mais adequados para a prevenção e tratamento da hipersensibilidade dentinária, além de orientação quanto a correta técnica de escovação, uma vez que a força excessiva na escovação pode ocasionar a recessão gengival, deixando a raiz exposta.

          créditos: http://www.colgateprofissional.com.br/pacientes/topico/Problemas-Comuns

          3 de março de 2010

          O que é gengivite? Sinais e sintomas.

          O que é gengivite?

          Gengivite - uma inflamação da gengiva - é o estágio inicial da doença da gengiva e a mais fácil de ser tratada. A causa direta da doença é a placa - uma película, grudento e sem cor de bactérias que se forma, de maneira constante, nos dentes e na gengiva.
          Se a placa não for removida pela escovação e uso de fio dental diários, ela produz toxinas (venenos) que irritam a mucosa da gengiva causando a gengivite. Neste estágio inicial da doença da gengiva, os danos podem ser revertidos, uma vez que o osso e o tecido conjuntivo que segura os dentes no lugar ainda não foram atingidos. Entretanto, se a gengivite não for tratada, ela pode evoluir para uma periodontite e causar danos permanentes aos dentes e mandíbula/maxilar.


          Como sei que tenho gengivite?

          Os sintomas clássicos da gengivite incluem gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis que podem sangrar durante a escovação. Outro sintoma de doença é o recuo ou retração da gengiva, conferindo aos dentes uma aparência alongada. A doença da gengiva pode formar bolsas entre os dentes e a gengiva, onde se acumulam restos de comida e placa. Algumas pessoas têm mau hálito freqüente ou sentem gosto ruim na boca, mesmo se a doença não estiver em estágio avançado.


          Como posso prevenir a gengivite?

          Uma boa higiene bucal é essencial. A limpeza profissional também é extremamente importante, pois uma vez que a placa se acumula e endurece (ou torna-se tártaro), apenas o dentista ou um higienista podem removê-la.
          Você pode prevenir a gengivite pela:
          • A correta escovação e uso apropriado do fio dental para remover placas e restos, e do controle do aparecimento de tártaro.
          • Alimentação correta para garantir nutrição adequada para o osso da mandíbula/maxilar e dos dentes.
          • Evitar cigarros e outras formas de tabaco.
          • Ir ao dentista regularmente

          créditos: http://www.colgateprofissional.com.br/pacientes/topico/Problemas-Comuns

            2 de março de 2010

            O que é placa bacteriana?

            O que é a placa bacteriana? 

            Trata-se de uma película pegajosa e incolor, constituída de bactérias e açúcares que se forma sobre os dentes. É a principal causa de cáries e gengivite. Se não for removida diariamente, endurece e forma o tártaro.


            Como saber se tenho placa bacteriana nos dentes? 

            Todos nós temos placa bacteriana porque as bactérias estão sempre presentes em nossa boca. As bactérias aproveitam os nutrientes contidos nos alimentos que ingerimos e aqueles contidos na saliva para se desenvolver. A placa causa as cáries quando os ácidos que ela produz atacam os dentes o que acontece após as refeições. Sofrendo esses ataques repetidos, o esmalte dos dentes pode se desfazer e abrir caminho para a formação de cáries. Não sendo retirada, a placa bacteriana pode também irritar a gengiva ao redor dos dentes, causando gengivite (as gengivas ficam vermelhas, incham e sangram), periodontite e perda dos dentes.


            Como posso evitar a formação da placa bacteriana? 

            É fácil evitar a formação da placa bacteriana. Basta você:
            • Escovar bem, no mínimo três vezes ao dia, para remover a placa bacteriana de todas as superfícies dos seus dentes.
            • Usar fio dental diariamente para remover a placa bacteriana que se instala entre seus dentes e sob a gengiva, onde a escova não pode alcançar.
            • Limitar a ingestão de alimentos com muito açúcar ou amido, especialmente aqueles que grudam nos dentes.
            • Visitar seu dentista regularmente para fazer limpeza e exame completo dos dentes.
            créditos: http://www.colgateprofissional.com.br/pacientes/topico/Problemas-Comuns

              1 de março de 2010

              O que são cáries?

              “Cárie” é uma outra forma de se denominar a deterioração do dente. A deterioração do dente é fortemente influenciada pelo estilo de vida do indivíduo – o que se come, como se cuida dos dentes, a presença de flúor na água ingerida e o flúor no creme dental. A hereditariedade também tem um papel importante na predisposição de seus dentes para se deteriorarem.
              Embora as cáries sejam mais comuns em crianças, adultos também estão sujeitos a elas. Os tipos de cáries incluem:
              • Cárie coronária – o tipo mais comum que ocorre tanto em criança como em adultos, as cáries coronárias se localizam nas superfícies de mastigação ou entre os dentes.
              • Cárie radicular - à medida que envelhecemos, as gengivas se retraem, deixando partes da raiz do dente expostas. Como não existe esmalte cobrindo as raízes do dente, estas áreas expostas se deterioram facilmente.
              • Cárie recorrente - a deterioração pode ocorrer em volta das restaurações e coroas existentes. Isto porque estas áreas tendem a acumular placa, que acabam levando à deterioração.
              Os adultos estão especialmente sujeitos a apresentar cárie quando sofrem de xerostomia (boca seca), uma doença causada pela falta de saliva. A xerostomia pode ser decorrente de uma doença, de medicamentos, da radioterapia e da quimioterapia, e pode ser temporária (dias ou meses) ou permanente, dependendo de suas causas.
              A cárie constitue um sério problema. Se não for tratada, uma cárie pode destruir seu dente e matar os delicados nervos na sua parte central, o que pode resultar em um abscesso, uma área de infecção na ponta da raiz. Uma vez formado o abcesso, ele só pode ser tratado através do tratamento do canal, de cirurgia ou da extração do dente.


              Como eu sei se estou com uma cárie?

              Apenas seu dentista pode dizer com certeza se você tem uma cárie. Isto porque as cáries se desenvolvem embaixo da superfície do dente, onde você não pode vê-las. Quando você ingere alimentos que contenham carboidratos (açúcar e amido), estes carboidratos são digeridos pelas bactérias da placa, produzindo ácidos que corroem o interior do dente. Com o tempo, o esmalte do dente começa a fraturar por debaixo da superfície, enquanto a parte externa permanece intacta. Quando uma quantidade suficiente de esmalte sob a superfície já tiver sido destruída, a superfície se desmorona, expondo a cavidade de cárie.
              É maior a probabilidade das cáries de se desenvolverem em fóssulas e fissuras nas superfícies de mastigação dos dentes posteriores, nos espaços entre os dentes e próximo à linha da gengiva. Mas, independentemente de onde ocorrem, a melhor maneira de identificá-las e tratá-las, antes que se tornem sérias, é visitando seu dentista regularmente para avaliações.


              Como posso ajudar a evitar as cáries?
              • Escove os dentes pelo menos duas vezes ao dia, e use o fio dental diariamente, a fim de remover a placa bacteriana entre os dentes e sob a gengiva.
              • Faça avaliações regulares. O cuidado preventivo pode evitar que os problemas ocorram e que problemas menores se tornem sérios.
              • Adote uma dieta balanceada, com pouco açúcar e amido. Quando ingerir estes alimentos, procure comê-los durante a refeição, e não como um lanche, para minimizar o número de vezes que seus dentes são expostos ao ácido.
              • Utilize produtos dentários que contenham flúor, incluindo o creme dental.
              • Certifique-se de que a água que suas crianças bebem contenha flúor. Se a água fornecida em sua localidade não contém flúor, seu dentista ou pediatra pode prescrever suplementos de flúor diários.
              créditos: http://www.colgateprofissional.com.br/pacientes/topico/Problemas-Comuns